![](https://static.wixstatic.com/media/89463731f8724becabb6b7da44101399.jpg/v1/fill/w_288,h_192,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/89463731f8724becabb6b7da44101399.jpg)
![Contato Improvisação Formação](https://static.wixstatic.com/media/961f59_908a3de560f84d95b757a6bafb2ca189~mv2_d_5248_3499_s_4_2.jpg/v1/fill/w_147,h_98,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/961f59_908a3de560f84d95b757a6bafb2ca189~mv2_d_5248_3499_s_4_2.jpg)
![Contato Improvisação Formação](https://static.wixstatic.com/media/961f59_e9d7ccdea2fb4facbf9c3650e7e6e5cf~mv2.png/v1/fill/w_60,h_40,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/961f59_e9d7ccdea2fb4facbf9c3650e7e6e5cf~mv2.png)
![Contato Improvisação Formação](https://static.wixstatic.com/media/961f59_10d50a155d72444598d0c19efd4e7b2d~mv2_d_5130_3420_s_4_2.jpg/v1/fill/w_147,h_98,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/961f59_10d50a155d72444598d0c19efd4e7b2d~mv2_d_5130_3420_s_4_2.jpg)
![Contato Improvisação Formação](https://static.wixstatic.com/media/961f59_59760d2df4c34c4a9ef1c5a9efc82ba3~mv2.png/v1/fill/w_60,h_40,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/961f59_59760d2df4c34c4a9ef1c5a9efc82ba3~mv2.png)
![Contato Improvisação Formação](https://static.wixstatic.com/media/961f59_c6abbb8eebcf43c79d86bbeb4f119e39~mv2.jpg/v1/fill/w_141,h_69,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/961f59_c6abbb8eebcf43c79d86bbeb4f119e39~mv2.jpg)
![Contato Improvisação Formação](https://static.wixstatic.com/media/961f59_9bd4260898444d29aab37786d396a499~mv2_d_5140_3427_s_4_2.jpg/v1/fill/w_147,h_98,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/961f59_9bd4260898444d29aab37786d396a499~mv2_d_5140_3427_s_4_2.jpg)
![Contato Improvisação Formação](https://static.wixstatic.com/media/961f59_cd3a181867594729bc78ae250114f6c3~mv2_d_2592_1944_s_2.jpg/v1/fill/w_147,h_110,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/961f59_cd3a181867594729bc78ae250114f6c3~mv2_d_2592_1944_s_2.jpg)
![Contato Improvisação Formação](https://static.wixstatic.com/media/961f59_9482ecb2eed849e3838fb770795f5fb4~mv2.jpg/v1/fill/w_147,h_110,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/961f59_9482ecb2eed849e3838fb770795f5fb4~mv2.jpg)
O que dizem
Carolina Papini Silvestrini
- psicóloga com abordagem bioenergética, improvisadora na segunda turma da Formação Contato.
Um espaço para quem busca autoconhecimento e desenvolvimento da consciência corporal. A Marília possui grande sensibilidade para a análise e escuta do corpo de cada um, reconhece potencialidades e limites que são trabalhados de forma gradual, resultando em corpos mais vivos e vibrantes.Um espaço de educação e diversão. É uma alegria fazer parte de um grupo de formação, recomendo 100%.
Andressa Boel, artista visual e estudante no curso de doutorado na Unicamp. Em Uberlândia, é do grupo de performances e ações urbanas Strondum.
Fiquei imensamente feliz por poder vivenciar esse primeiro encontro com o Contato e Improvisação e com os View Points no curso proporcionado pela Marília e pela Ana Flávia. Foram momentos de intensos estudos corporais, concentração e diversão com o grupo que fez parte da residência. Recomendo o curso para os amigos e espero poder participar de próximos momentos!
Rafael Barzagli Oliveira - bailarino, coordenador do grupo de dança da PUCCAMP.
A 'Oficina Contato improvisação e Viewpoints' foi pra mim uma grande sacada, uma vez que já conhecia as duas abordagens de construção de pensamentos cinéticos, cada qual com suas prerrogativas únicas. O primeiro com uma abordagem de experiência sensório/motora e muitas vezes afetiva, propõe um enraizamento no presente através dessa percepção do seu eu total (seja lá como cada qual se relaciona com seu eu) e no segundo, o mesmo enraizamento no presente se faz explícito nas mais variadas formas de improvisação, com recursos metodológicos que privilegiam a construção cênica fresca, renovada, sem hierarquia, fazendo com que questionemos vontade e necessidade em um grupo. Mirando a chegada mas sem pressa e sem expectativas exageradas ou negligenciadas, acredito que o caminho que essas duas abordagens ao colidirem em mim sugeriram mais uma vez essa potência que o corpo por si e em relação pode ter e realizar, com multiplicidade de discursos, posições e experiências.
Isabel Odenheimer Barros, jornalista e pós graduada em interpretação para Teatro Musical.
Eu sou jornalista com alguma experiência na área do teatro musical. Pra mim, o workshop de Contato Improvisação e ViewPoints veio como uma forma de me enxergar como corpo criador e principalmente trabalhar a minha desconstrução e tudo o que eu posso trazer de novo pra cena. No teatro musical muitas vezes trabalhamos com padrões estéticos pré-determinados, então foi muito libertador trabalhar dessa forma. As improvisações foram muito bem conduzidas pelas professoras e o processo foi muito enriquecedor como um todo, provocando reflexões no meu trabalho até hoje.
Camila Torato Lopes, graduanda em Arquitetura e Urbanismo na UNICAMP, estuda e pratica Contato Improvisação com a Marília Carneiro desde 2014.
Todos os momentos em que pratico Contato Improvisação no chão de dança da Mucíná constituem experiências únicas. Com o tempo de prática (desde 2014) percebi que Consciência corporal, Concentração, Comunicação, Presença e Diversão são de fundamental importância para meu crescimento pessoal e profissional. Além disso, uma vontade grande de buscar conhecimento e experimentar começou a surgir em mim, tanto no contexto da própria prática de Contato Improvisação quanto em outros tempo-espaço da minha rotina. Para essa percepção foi fundamental a metodologia específica utilizada pela Marília Carneiro, quem orienta as atividades. De início houve uma grande contribuição terapêutica para meu auto-conhecimento e auto-estima. Posteriormente, cresceu a curiosidade e vontade de obter maior bagagem técnica para aprimorar o corpo e assim poder aproveitar mais as danças, me divertir mais, explorar mais. O contato com materias que Marília utiliza em sua metodologia, como os de Steve Paxton, Nancy Stark Smith, Ivaldo Bertazzo e Alito Alessi foi fundamental para esse meu aprimoramento. Depois de dizer tudo isso, eu só poderia recomendar para qualquer pessoa que queira viver melhor, a experiência com a Mucíná. Ainda mais, para quem quer aprofundar estudos e práticas no campo do corpo. Quero mais. Vamos dançar!
Lucas Rosseto, músico, pianista, compositor, educador e improvisador de sons e movimentos. Graduando em Piano Popular na UNICAMP e, desde 2014, estudando CI sob a orientação da Marília Carneiro.
O curso RePedaCI - Reflexões Pedagógicas em Contato Improvisação - que fiz em 2017, foi extremamente significativo na minha formação como improvisador, como educador e como ser sensível e pensante. Foram reflexões que, além de me proporcionarem o conhecimento de camadas estruturantes do CI, tanto da forma dançada quanto do movimento artístico sob um prisma mais panorâmico, o que até então eu experimentava apenas num nível tácito, possibilitaram que eu empreendesse em outras atividades profissionais/pessoais os conceitos aprendidos ao longo desse curso. A qualidade da orientação e do processo pedagógico do curso, tecido impecavelmente pela profa. Marília Carneiro, são reflexos de seu zelo e da consistência de seu trabalho. O que mais me marcou nesse curso foi o caráter prático da aprendizagem: nós refletíamos e levantávamos materiais sobre minhas dúvidas concretas, vindas da prática de ensino com uma turma de iniciantes em CI. Recomendo fortemente a quem queira se aprofundar no corpo, na pedagogia, no Contato Improvisação, na história da arte, no processo grupal de ensino e aprendizagem, entre outras inúmeras pontes que se pode fazer entre esse trabalho e outras áreas do conhecimento.
Janaína Moraes Franco, movedora entre espaços, natural de Aracaju, Sergipe, improvisadora da primeira turma da Formação Contato.
Mucíná, aquela que dança, é um exemplo na propagação do Contato Improvisação! Aquela que dança e inspira a gente a dançar. Inspirador pra quem busca referências em dança e na pesquisa!