TURMA 5
Processo EAD
Contato Improvisação
Início em 12 de março
O QUE É A FORMAÇÃO da MUCÍNÁ em Contact Improvisation (CI)?​

Uma aposta firme na formação continuada e consequente em CI, a partir da abordagem metodológica sistematizada na última década pela pesquisadora Marília Carneiro, professora doutora em Educação pela Unicamp.

Está focada no conhecimento progressivo de princípios, guardando ainda o tempo para cultivar a descoberta de seus múltiplos enfoques e aplicações, assim como a participação ativa no desenvolvimento da forma dançada do CI no país e no exterior.

​​

A Formação traz a compreensão do CI enquanto método e tem como objetivo principal levar o participante ao pleno manejo do método, com autonomia e criatividade, para posteriormente aplicar em seu contexto profissional e pessoal. O participante vai ganhar um conhecimento  profundo dos princípios e de como articular estes princípios na prática, o que traz o caráter formativo do curso. Como toda formação, é uma porta de entrada a um conhecimento que poderá ser desdobrado ao longo de uma vida.

IDEALIZAÇÃO:

A Formação da Mucíná em CI é um projeto pedagógico de difusão do Contato Improvisação de Marília Carneiro, doutora em Educação pela Unicamp com estágio de pesquisa no Doutorado em Estudos e Práticas das Artes, na UQAM, no Canadá e na Escola de Comunicação e Artes da UEM, em Moçambique. Vislumbrou a Formação CI como desdobramento dos 7 anos de desenvolvimento de pedagogia especializada no ensino da Improvisação a partir de Contact Improvisation (Steve Paxton) & outros métodos geniais, no âmbito da extensão universitária da Universidade Estadual de Campinas. A formação é realizada pela plataforma interdisciplinar de ensino e pesquisa em prática artística Mucíná – Aquela que Dança, desde 2017 e está em constante aperfeiçoamento. Em 2020 pela primeira vez se realizou, de surpresa, com aulas online, devido à pandemia, experiência esta que dá base a esta turma pioneira integralmente EAD.

INFORMAÇÕES COMPLETAS DE DATAS E PREÇOS ABAIXO.

Vídeo de finalização do primeiro ciclo do curso em 2018, por Bruno Portes de Castro.

​"A carta - Contato Improvisação"

OBJETIVO GERAL

Consolidar conhecimento sobre o CI como método, para que possa ser incorporado a novas práticas pedagógicas, artísticas, terapêuticas ou pessoais.

OBJETIVOS ESPECíFICOS

  • Combinar o estudo sistemático das estruturas do CI, com trabalho corporal técnico específico que permita uma melhor experiência do corpo em movimento.

  • Oferecer uma formação eminentemente prática, localizando-a em um marco que a contextualiza teórica e historicamente.

  • Entender corporalmente o material, e também descobrir suas origens, desenvolvimento, influências e estado atual, ganhando uma perspectiva atualizada do CI em termos da História da Arte.

  • Fomentar a participação reflexiva, garantindo espaços para diálogo e intercâmbio

  • Fomentar o desenvolvimento de atividades ligadas à formação através da colaboração com outros programas de formação, universidades e festivais ou comunidades implicadas no desenvolvimento e difusão do CI no Brasil e no exterior, principalmente África Austral.

A QUEM SE DESTINA?

A Formação se destina a pessoas que queiram aprender de forma sistematizada a manejar o Contact Improvisation como um método e incorporá-lo a seu repertório de trabalho, seja pedagógico, terapêutico, artístico ou organizacional. 

Pessoas de quaisquer áreas do conhecimento podem participar.

Nas turmas anteriores da Formação temos pessoas de: Fortaleza/CE, Brasília/DF, Ouro Preto/MG, Uberlândia/MG, Lorena/SP, São Paulo/SP, Limeira/SP, Rio Claro/SP, Rio de Janeiro/RJ, Itupeva/MG, São Carlos/SP, Aracaju/SE, Juiz de Fora/MG, Niterói/RJ, Goiânia/GO, São José dos Campos/SP e Campinas/SP. 

 

O grupo é interdisciplinar, com profissionais da Dança, gente da Universidade (professores e estudantes), da Medicina, da Psicologia em Saúde Pública e consultório, do Teatro, da Performance, das Artes Visuais, da Letras, da Música, da Informática, da Pedagogia e de lugar nenhum. 

 

Tem gente graduada, pós graduada, graduando, pós graduando, e gente que largou a faculdade. Todo mundo tem espírito de comprometimento com o aprendizado e está interessado em ampliar seus horizontes de forma consistente e aprimorar o seu currículo e suas capacidades pessoais. Só tem gente muito legal.

 

Convidamos:​

  • Pessoas das área da Dança, Saúde, Educação, Teatro, Arteterapia, Terapia ocupacional, Gestão de pessoas em organizações e que queiram manejar o CI como método para seus trabalhos.

  • Pessoas de quaisquer áreas profissionais que focalizam processos de grupos, que atuam com aprimoramento da comunicação interpessoal e queiram manejar o CI como método para suas práticas.

  • Profissionais da Psicologia, Terapias Corporais, Educação Somática e atendimentos clínicos que queiram somar o CI ao seu repertório.

  • Estudantes e profissionais de Dança de todas as idades e jovens profissionais da Dança que querem aprender e incorporar o CI às suas práticas artísticas e pedagógicas.

  • Profissionais do Teatro que querem aprimorar seu trabalho cênico ou de um elenco sob sua direção através da incorporação do CI em seu repertório de criação.

Pessoas de todas as gerações, com todo tipo de corpo e nível de experiência são bem vindxs.

Fotos dos módulos de 2018 e 2019 da Formação Contato.

EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA - EAD:

Esta a primeira versão do curso integralmente EAD.

O curso de formação é EAD desde o seu surgimento, em 2017. Isto quer dizer que foi pensado desde o início para pessoas espalhadas pelo mundo, mas que pudessem viajar até nós mensalmente. Sempre houve atividades fundamentais, sem as quais a formação não se realiza, feitas à distância, mesmo antes da pandemia.

 

A novidade é que agora as etapas de concentração que nas outras turmas eram feitas presencialmente em Campinas/SP, nos espaços de Dança da Mucíná, serão feitas on-line pelo zoom.us. 

Esta expertise veio com a pandemia e a migração de todas as atividades de 2020 para o modo online. Todas as atividades realizadas online em 2020 mostraram que é possível experienciar as práticas com qualidade para a realização desta turma pioneira da formação.

 

A EAD mostra-se possível com qualidade e como se trata de uma prática fundada no contato físico entre pessoas, o encontro deverá acontecer. Em diálogo com participantes já confirmados para a turma pioneira, chegamos a uma estratégia inicial razoável e factível.

Matrículas em dupla de estudos na mesma cidade

Enquanto as regras de isolamento e distanciamento estiverem necessárias, nenhuma prática de contato com pessoas fora do círculo de convívio dos participantes será proposta pela formação. Entretanto, o curso pretende se efetivar na forma EAD muito além da pandemia. 

Para isto, cada pessoa deverá ter uma dupla de estudos também matriculada regularmente no curso, com a qual realizará as práticas de integração de materiais quando chegar o momento (após a vacina, talvez apenas em 2022, não sabemos quando).

No caso de algum participante não ter uma dupla no curso que esteja na mesma cidade, precisará se deslocar ou receber outro participante de outra cidade para a integração de materiais, quando chegar o momento. 

É altamente auspicioso que todos iniciem o curso com uma dupla matriculada, na mesma cidade.

ESTRUTURA GERAL DO CURSO DE FORMAÇÃO

​A Formação Mucíná CI é um curso modular, orientado pedagogicamente pela modalidade de concentração e dispersão, que envolve diversos tipos de ferramentas de aprendizagem, cuidadosamente elaboradas para que o conhecimento seja construído.

O curso de formação passou por reformulação e se beneficia agora das experiências nas 4 turmas anteriores. A partir de 2021 está dividido em 4 fases, com duração completa de 3 a 4 anos. 

As fases podem ser cursadas separadamente e a matrícula, se admitida e efetivada, é o compromisso com a 1a fase, que é a mais longa, com duração de 15 dispersões entre os módulos, que também são em número de 15, entre março de 2021 e maio de 2022.

DATAS DOS MÓDULOS PRESENCIAIS via ZOOM.US

Horário padrão das aulas presenciais online

Sexta-feira 18:30 às 21:30

Sábado - 8h às 17h

Domingo - 8h às 12h

Módulo 1 - ​12 a 14 março 2021

Módulo 2 - 9 a 11 de abril 2021

Módulo 3 - 14 a 16 de maio 2021

Módulo 4 - 19 e 20 junho 2021 (horário diferenciado por causa do evento internacional do qual participaremos, GUS. Não haverá sexta e domingo será até às 18:30)

Módulo 5 - 16 a 18 julho 2021

Módulo 6 - 13 a 15 agosto 2021

Módulo 7 - 17 a 19 setembro 2021

Módulo 8 - 15 a 17 outubro 2021

Módulo 9 - 12 a 14 novembro 2021

Módulo 10 - 10 a 12 dezembro 2021

Módulo 11 - 14 a 16 janeiro 2022

Módulo 12 - 11 a 13 fevereiro 2022

Módulo 13 - 11 a 13 março 2022

Módulo 14 - 8 a 10 abril 2022

Módulo 15 - 29/4 a 01 maio 2022

DISPERSÕES ENTRE MÓDULOS

São momento fundamental para que o processo formativo ganhe corpo. Se os módulos são o esqueleto, as dispersões são os músculos e o tecido conjuntivo.

Cada pessoa deverá se dedicar no mínimo 3h semanais para a sua dispersão do curso de formação.

Entre cada módulo há explorações-tarefas teóricas e práticas entregues por meio do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) da turma.

CARGA HORÁRIA

Aulas presenciais online:

Por módulo - 14h

Primeira fase 15 módulos - 210h

Atividades de dispersão (auto organização do aluno)

Por módulo - 12h

Primeira fase 15 dispersões - 180h

Carga horária total primeira fase - 390h


 

CONTEÚDOS GERAIS DO CURSO DE FORMAÇÃO

  • Conhecimento, prática e integração dos princípios do CI.

  • Condicionamento físico orientado para a prática.

  • Desenvolvimento de habilidades para a dança e para a Improvisação através de práticas que levam à Educação Somática.

  • Ferramentas para uma prática física segura.

  • Ferramentas para análise do movimento, observação das danças, apreciação, exploração de empatia cinestésica, Scores de improvisação.

  • Ferramentas para a forja da identidade cinética do dançarino.

  • Ferramentas para Improvisação Coletiva.

  • Ferramentas para o jogo de vertigem necessário à forma dançada.

  • Condicionamento físico e manejo energético para prática de longa duração.

  • Espera-se que os participantes comecem a vislumbrar aplicações nos âmbitos artístico (performático), educativo, terapêutico e social, concluindo a integração do método a seu contexto local.

Conteúdos específicos do curso de formação

  • Metodologia Marília Carneiro, uma abordagem autoral ao estudo da Improvisação a partir de Contact Improvisation (Steve Paxton), aprimorada continuamente desde 2011.

  • Estudo dirigido da obra Material for the spine, a movement study (Paxton, 2008), o estudo do movimento que é a obra máxima de Steve Paxton, o criador do CI, a partir dos estudos dirigidos iniciados na extensão universitária da UNICAMP de 2013-2017 e a seguir nas turmas 1-4 da Formação Mucíná.

  • Aspectos dos PODs (núcleos de interesses) de Nancy Stark Smith, co-fundadora da Contact Quarterly, a vehicle to move ideas, pioneira do Contact Improvisation, recolhidos em trabalho de campo etnográfico de pesquisa de doutorado.

  • DanceAbility, método de Improvisação Coletiva de Dança, em desenvolvimento há mais de 30 anos pelo coreógrafo norte americano e professor Alito Alessi (2011). Temos a certificação no método DanceAbility International.

  • Método Bertazzo de Reeducação do Movimento, de Ivaldo Bertazzo, renomado educador brasileiro, reconhecido internacionalmente por seus trabalhos no âmbito do movimento humano.

  • Sistema Laban/Bartenieff de Análise do Movimento (especialização em curso pela Faculdade Angel Vianna/RJ e Centro Laban Rio com aval do LIMS de Nova Iorque).

Outros aspectos da pedagogia

  • A pedagogia está apoiada no tripé prática-conceito-história (Carneiro)

  • Aposta na aprendizagem intelectual integrada com o movimento dançado.

  • Aposta no desenvolvimento de grupalidade

  • Aposta na expressão criativa como parte da aprendizagem

  • Aposta no tempo estendido e continuado, em grupo

PREÇOS

O curso foi projetado para custar 15 parcelas de R$850 e este será o valor de investimento para depois da pandemia.

Mas, por causa de toda instabilidade gerada pela pandemia, vamos oferecer um desconto grande e diferenciar 2 grupos financeiros.

Os preços levam em conta tudo o que será oferecido nas 390h da primeira fase, ponderados pela urgência de práticas econômicas pautadas pela equidade e pelo momento da pandemia:

Grupo I - pessoas com vínculo servidor público; CLT; profissionais liberais e autônomos em situação estável, estudantes cuja família esteja no grupo I - 15 parcelas mensais de R$754,00

Grupo II - profissionais liberais e autônomos em situação instável; estudantes cuja família esteja no grupo II - 15 parcelas mensais de R$524,00

Avalie com honestidade, pois vamos nos conhecer melhor durante o curso e qualquer desonestidade será revelada na convivência. 

DESCONTO

  • Para pagamento à vista do valor semestral, anual ou total do curso.

VAGAS

O curso tem vagas limitadas, por razões óbvias de qualidade da atenção oferecida a cada aluno.

PEDIDO DE PARTICIPAÇÃO

O pedido de participação é feito por meio de uma ficha que será enviada por e-mail aos que manifestarem o interesse por meio do formulário nesta página.

MATRÍCULA

Nós nos reservamos o direito de admissão. 

Para efetivar é preciso:​

  • Ter seu pedido de participação admitido

  • Fotocópia de documento de identificação civil

  • Comprovante de endereço

  • Atestado médico de liberação para prática de atividades físicas (pode ser entregue no primeiro dia de aula)

  • Pagamento da primeira parcela (taxa de matrícula)​

COORDENADORA PEDAGÓGICA e PROFESSORA TITULAR

 

Profa. Dra. MARÍLIA CARNEIRO​

Ativa no meio profissional da Dança Contemporânea desde 2002, curiosa por métodos, tornou-se metodologista, em especial de pesquisa e criação nas artes. Especializou-se em Ensino da Improvisação de Dança a partir de Contact Improvisation (Steve Paxton). É bacharel em Dança pela Faculdade Angel Vianna (RJ), mestre em Ciências da Saúde pela Fiocruz (Amazônia/RJ), especialista em Saúde Coletiva (Medicina UNICAMP) e doutora em Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte pela FE/Unicamp, onde desenvolveu pedagogia especializada para o ensino do Contact, no âmbito da extensão universitária. Experiente professora, coreógrafa e dançarina, estudou pessoalmente com renomados professores da primeira geração norte americana do Contato Improvisação, bem como de outras importantes técnicas de movimento, entre os quais destaca: Alito Alessi (DanceAbility), Nancy Stark Smith e Mike Vargas, Denise Namura e Michael Bugdahn, Horácio Macuácua, Ivaldo Bertazzo, Regina Miranda. No Brasil é da segunda geração de dançarinos de CI, original da ala carioca. Tem experiências no Brasil, França, Canadá, Estados Unidos, Moçambique e África do Sul. É a diretora fundadora da Plataforma Interdisciplinar de Ensino e Pesquisa em Prática Artística atravessada pela Improvisação como eixo organizador MUCíNá - Aquela que Dança e responsável científica do Chão de Dança na rede de blogs de ciência da UNICAMP (www.blogs.unicamp.br/chao). CV Lattes:  http://lattes.cnpq.br/7775449871824494

REALIZAÇÃO:

 
Estou interessada(o,e):
(você vai receber por e-mail e 1 mensagem de WhatsApp)