contato improvisação
BG_bololo_large.png

Curso extensivo de Formação em pesquisa em Contato-Improvisação metodologia Marília Carneiro
desde 2017



Turma 7 presencial com início em
julho de 2022

PIC (2).png
O que é a FORMAÇÃO CONTATO?

Um projeto inovador de formação continuada e consequente em Contato-Improvisação (CI), a partir da abordagem metodológica sistematizada na última década pela pesquisadora Marília Carneiro, bacharel em Dança pela Faculdade Angel Vianna (RJ) e doutora em Educação pela Unicamp.

​​​

A Formação traz a compreensão do CI enquanto método e tem como objetivo principal levar o participante ao pleno manejo do método, com autonomia e criatividade, para posteriormente aplicar em seu contexto profissional e pessoal. A pessoa participante vai ganhar um conhecimento  profundo dos princípios e de como articular estes princípios na prática, o que traz o caráter formativo do curso. Como toda formação, é uma porta de entrada a um conhecimento que poderá ser desdobrado ao longo de uma vida.

IDEALIZAÇÃO:

A Formação Contato é um projeto político-pedagógico de difusão do Contato-Improvisação. A Professora Dra. Marília Carneiro vislumbrou a Formação em CI como desdobramento dos 7 anos de desenvolvimento de pedagogia especializada no ensino da Improvisação a partir de Contact Improvisation (Steve Paxton) & outros métodos geniais, no âmbito da extensão universitária da Universidade Estadual de Campinas. O curso está em constante aperfeiçoamento desde sua primeira turma, em 2017. Em 2020 pela primeira vez se realizou, de surpresa, com aulas online, devido à pandemia. 

lousa.png

A QUEM SE DESTINA?

A Formação se destina a pessoas que queiram aprender de forma sistematizada, pela metodologia Marília Carneiro, a manejar o Contact Improvisation como um método e incorporá-lo a seu repertório de trabalho, seja pedagógico, terapêutico, artístico ou organizacional.

Pessoas de quaisquer áreas do conhecimento podem participar.

Nas turmas anteriores da Formação Contato tivemos pessoas de: Fortaleza/CE, Brasília/DF, Ouro Preto/MG, Uberlândia/MG, Lorena/SP, São Paulo/SP, Limeira/SP, São Carlos/SP, Santos/SP, Rio Claro/SP, Rio de Janeiro/RJ, Itupeva/MG, São Carlos/SP, Manaus/AM, Juazeiro do Norte/CE, Aracaju/SE, Juiz de Fora/MG, Niterói/RJ, Goiânia/GO, São José dos Campos/SP, Indaiatuba/SP, São Roque/SP e Campinas/SP. 

 

O grupo é interdisciplinar, com profissionais da Dança, do Teatro, das terapias integrativas, da Medicina, da Psicologia em Saúde Pública e consultório, da Performance, das Artes Visuais, da Letras, da Música, da Informática, da Pedagogia e de lugar nenhum.

 

Tem gente que é professor em universidade federal, fora dela, gente graduada, pós graduada, graduando, pós graduando, e gente que largou a faculdade. Todo mundo tem espírito de comprometimento com o aprendizado e está interessado em ampliar seus horizontes de forma consistente e aprimorar o seu currículo e suas capacidades pessoais. Só tem gente muito legal.

 

Convidamos:​

  • Pessoas das área da Dança, Saúde, Educação, Teatro, Arteterapia, Terapia ocupacional, Gestão de pessoas em organizações e que queiram manejar o CI como método para seus trabalhos.

  • Pessoas de quaisquer áreas profissionais que focalizam processos de grupos, que atuam com aprimoramento da comunicação interpessoal e queiram manejar o CI como método para suas práticas.

  • Profissionais da Psicologia, Terapias Corporais, Educação Somática e atendimentos clínicos que queiram somar o CI ao seu repertório.

  • Estudantes e profissionais de Dança de todas as idades e jovens profissionais da Dança que querem aprender e incorporar o CI às suas práticas artísticas e pedagógicas.

  • Profissionais do Teatro que querem aprimorar seu trabalho cênico ou de um elenco sob sua direção através da incorporação do CI em seu repertório de criação.

Pessoas de todas as gerações, com todo tipo de corpo e nível de experiência são bem vindxs.

1/2

Fotos de Janaína Moraes Franco.

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

O curso é feito de 4 FASES, pré requisitos uma da outra.

Carga horária total: 764h

A matrícula é feita a cada fase.

FASE 1: BASES & COLEÇÃO

Carga horária: 420h

Orientada pelo modelo pedagógico concentração e dispersão. 

Cada módulo é composto por: {1 concentração + 1 dispersão}

Concentração: momento do intensivo de aula com a turma reunida presencial em Campinas/SP.

Dispersão: momento das atividades de treinamento e pesquisa individuais, teórico-práticas, entregues pelo AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) da turma. Cada pessoa é convidada a se dedicar 3h semanais.

FASE 2: Vertigem bibliográfica tendo como base a coleção da FASE 1

Carga horária: 100h

Período: De Maio 2023 a Outubro 2023

Local: Sala de Leitura e Escrita: pensamento que dança, no Zoom-Mucíná (online).

São seminários de 4h de duração por semana.

FASE 3: RePedaCi - Reflexões Pedagógicas em Contact Improvisation Metodologia Marília Carneiro

Carga horária: 144h

Período: De Janeiro 2024 a Junho 2024

Local: na cidade da pessoa e no Zoom-Mucíná (online)

Envolve o oferecimento de um ciclo de aulas presenciais de Ci para novates e iniciantes, com duração de 15 semanas. São feitos encontros de orientação semanal online com a turma da Formação, para preparo, orientação e reflexão pedagógica.

FASE 4: Desdobramento pessoal

Carga horária: 100h

Período: De Julho a Dezembro 2024

Processo acompanhado metodologicamente para o desdobramento pessoal no âmbito educacional, artístico, terapêutico ou organizacional, conforme desejo da pessoa em congruência com a turma.

Duração de 6 meses. A dinâmica específica é definida pela turma em conjunto com a coordenação de curso quando chegar o momento.

DATAS da FASE 1 (as matrículas são para a FASE 1):

Início em julho 2022 - envie o formulário de aplicação abaixo para receber a informação.

CONTEÚDOS GERAIS DO CURSO DE FORMAÇÃO:

  • Conhecimento, prática e integração dos princípios do CI.

  • Condicionamento físico orientado para a prática.

  • Desenvolvimento de habilidades para a dança e para a Improvisação através de práticas que levam à Educação Somática.

  • Ferramentas para uma prática física segura.

  • Ferramentas para análise do movimento, observação das danças, apreciação, exploração de empatia cinestésica, Scores de improvisação.

  • Ferramentas para a forja da identidade cinética do dançarino.

  • Ferramentas para Improvisação Coletiva.

  • Ferramentas para o jogo de vertigem necessário à forma dançada.

  • Condicionamento físico e manejo energético para prática de longa duração.

  • Espera-se que os participantes comecem a vislumbrar aplicações nos âmbitos artístico (performático), educativo, terapêutico e social, concluindo a integração do método a seu contexto local.

CONTEÚDOS ESPECÍFICOS DO CURSO DE FORMAÇÃO:

  • Metodologia Marília Carneiro, uma abordagem autoral do estudo da Improvisação a partir de Contact Improvisation & outros métodos geniais, aprimorada continuamente a partir dos estudos dirigidos iniciados na extensão universitária da UNICAMP de 2013-2017 e a seguir nas turmas 1 a 6 da Formação Contato de 2017-2022, inclusive no modo online

  • A obra pública de Steve Paxton - composta por textos, palestras, performances, um livro e um estudo do movimento em DVD-Room interativo, "Material for the spine, a movement study" (Paxton, 2008)

  • Os PODs (núcleos de interesses) de Nancy Stark Smith, co-fundadora da Contact Quarterly, a vehicle to move ideas, pioneira do Contact Improvisation

  • DanceAbility, método de Improvisação Coletiva de Dança, em desenvolvimento há mais de 30 anos pelo coreógrafo norte americano e professor Alito Alessi 

  • Método Bertazzo de Reeducação do Movimento, de Ivaldo Bertazzo, renomado educador brasileiro, reconhecido internacionalmente por seus trabalhos no âmbito do movimento humano

  • Sistema Laban/Bartenieff de Análise do Movimento (especialização em curso pela Faculdade Angel Vianna/RJ e Centro Laban Rio com aval do LIMS de Nova Iorque)

OUTROS ASPECTOS DA PEDAGOGIA: "Tudo está feito. Falta aposta" Jorge Luís Borges

  • Uma espiral pedagógica é percorrida, tecida artesanalmente, com o apoio do tripé da metodologia MC: prática-conceito-história

  • O aprendizado é centrado na/o estudante, com olhar dedicado a cada pessoa

  • Aposta na aprendizagem ativa: aprender a pensar e identificar problemas e encontrar soluções

  • Aposta na aprendizagem intelectual integrada com o movimento dançado

  • Aposta na experiência de aprender em grupo - quanto melhor o grupo, melhor a experiência

  • Aposta na expressão criativa como parte da aprendizagem

  • Aposta no tempo estendido e continuado

INVESTIMENTO FINANCEIRO

PREÇO DA FASE 1 - garantia da satisfação

Envie o formulário de aplicação abaixo para receber a informação.

 

MATRÍCULA

Nós nos reservamos o direito de admissão. 

Para efetivar é preciso:​

  • Ter seu pedido de participação admitido

  • Fotocópia de documento de identificação civil

  • Comprovante de endereço

  • Atestado médico de liberação para prática de atividades físicas (entregue no primeiro dia de aula)

  • Pagamento da taxa de matrícula e assinatura do contrato

COORDENADORA PEDAGÓGICA e PROFESSORA TITULAR

 

MARÍLIA CARNEIRO​

Professora Doutora em Educação pela Unicamp, profissional da Dança Contemporânea há 20 anos, curiosa por métodos, tornou-se metodologista, em especial de pesquisa, ensino e criação nas artes. Especializou-se em Ensino da Improvisação de Dança a partir de Contact Improvisation (Steve Paxton) & outros métodos geniais. É bacharel em Dança pela Faculdade Angel Vianna (RJ), mestre em Ciências pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz (Amazônia/RJ), especialista em Saúde Pública pela Faculdade de Medicina da UNICAMP e doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp, onde desenvolveu pedagogia especializada para o ensino do Contact Improvisation, no âmbito da extensão universitária. Experiente professora, coreógrafa e dançarina, estudou pessoalmente com renomados professores da primeira geração norte americana do Contato-Improvisação, bem como de outras importantes técnicas de movimento, entre os quais destaca: Alito Alessi (DanceAbility), Nancy Stark Smith e Mike Vargas, Denise Namura e Michael Bugdahn, Horácio Macuácua, Ivaldo Bertazzo, Regina Miranda. No Brasil é da segunda geração de dançarinos de CI, original da ala carioca. Tem experiências no Brasil, França, Canadá, Estados Unidos, Moçambique e África do Sul. É a diretora fundadora da Plataforma Interdisciplinar de Ensino e Pesquisa em Prática Artística atravessada pela Improvisação como eixo organizador MUCíNá - Aquela que Dança, e responsável científica do KíNA na rede de blogs de ciência da UNICAMP (www.blogs.unicamp.br/kina). CV Lattes:  http://lattes.cnpq.br/7775449871824494

REALIZAÇÃO:

Mucíná - Aquela que Dança.png
 
Estou interessada/o/e:
(vamos responder por e-mail contato@mucina.com.br - adicione para evitar spam)

Adicione contato@mucina.com.br para evitar SPAM

©2016-2022 Mucíná - Aquela que Dança | Todos os direitos reservados