Buscar

Cristiano Karnas presencial 21 e 22/5

Atualizado: há 6 dias

Dancers! Com enorme alegria e entusiasmo anunciamos:




Contato Improvisação

 

Sobre o workshop de sábado 14h às 18h

com Cristiano Karnas


CONTATO-IMPROVISAÇÃO

ESTUDOS PARA A ESPINHA: O PEIXE INTERIOR


Contato Improvisação

NESTE ENCONTRO, ABORDAREMOS ALGUNS PRINCÍPIOS QUE NORTEIAM O DESENVOLVIMENTO DO CONTATO IMPROVISAÇÃO, COM ESPECIAL ATENÇÃO À PRÁTICA DO MOVIMENTO PARTINDO DAS PERCEPÇÕES E SENSAÇÕES FÍSICAS. INSPIRADOS PELA HISTÓRIA EVOLUTIVA DO ESQUELETO DO ANIMAL HUMANO, OBSERVANDO A NATUREZA DO DESENVOLVIMENTO DESTE ORGANISMO (ONTOGENIA) E SUAS RELAÇÕES COM A HISTÓRIA EVOLUTIVA DAS ESPÉCIES (FILOGENIA), FOCALIZAREMOS O ESTUDO DA ESPINHA DORSAL, SUAS ESTRUTURAS, RELAÇÕES ANATÔMICAS E PADRÕES DE MOBILIDADE. PARTINDO DE INVESTIGAÇÕES E EXERCÍCIOS ORIGINÁRIOS DA IDEOKINESIS* E DO MATERIAL FOR THE SPINE (MFS)**, EXPERIMENTAREMOS A UTILIZAÇÃO DO MATERIAL PROPOSTO, DENTRO DO CONTEXTO DE CONTATO FÍSICO, DIÁLOGO CORPORAL E INTERAÇÃO COM O CHÃO, O ESPAÇO E OUTR@S CORP@S.


*Ideokinesis: UMA ABORDAGEM SOMÁTICA PARA A REORGANIZAÇÃO NEUROMUSCULAR E CENTRALIZAÇÃO CORPOMENTE, ATRAVÉS DA UNIÃO DE IMAGEM, SENSAÇÃO E AÇÃO, IDEALIZADA POR MABEL TODD.


**Material for the spine: SISTEMA DESENVOLVIDO POR STEVE PAXTON. É DERIVADO DO CONTATO IMPROVISAÇÃO. EXPLORA O USO E A ENERGIA DOS MÚSCULOS DAS COSTAS, ARTICULANDO A PELVE, A COLUNA, AS ESCÁPULAS, ALÉM DE ALGUMAS IDÉIAS SOBRE COMO OS BRAÇOS E PERNAS RELACIONAM-SE COM ESSE CENTRO. INCLUI PENSAMENTOS SOBRE A PRÁTICA DO KI E O DESENHO DA FORMA PARA SEGURANÇA NO ROLAMENTO E OUTROS MOVIMENTOS.


 

Sobre o sábado de 19h às 22h

com focalização de Cristiano Karnas



ARENA PARTILHADA DE IMPROVISAÇÃO


VIVÊNCIA COLETIVA DE IMPROVISAÇÃO, INTERMEDIADA POR PROPOSIÇÕES AUTO-ORGANIZATIVAS E AUTOPOIÉTICAS, PARA SUSTENTAÇÃO DO JOGO COLABORATIVO. PARA TOD@S CORP@S, NÃO REQUER EXPERIÊNCIA PRÉVIA, APENAS UM INTERESSE LEGÍTIMO DE PRESENÇA E UMA PREDISPOSIÇÃO PARA O MOVIMENTO, PARA A ESCUTA E O DESAPEGO.

Contato Improvisação

CHEGADA COM TUNING SCORES DE LISA NELSON – DUAS TRADUÇÕES POSSÍVEIS, AMBAS COMPLEMENTARES: “PARTITURAS DE SINTONIZAÇÃO” OU “SINTONIZAR PARTITURAS”. TANTO UTILIZAR ESTRUTURAS PRÉVIAS DE COMPOSIÇÃO PARA SINTONIZAR O COLETIVO, QUANTO SINTONIZAR AS ESTRUTURAS INVISÍVEIS E IMPONDERÁVEIS QUE SURGEM DA COMPOSIÇÃO COLETIVA.


DESENVOLVIMENTO COM ENTRADAS E SAÍDAS DE KATIE DUCK – UM DISPOSITIVO DE INTERAÇÃO E COMPOSIÇÃO EM TEMPO REAL, ONDE QUEM PARTICIPA É CONVIDADO A TOMAR CONSCIÊNCIA E CIRCULAR PELOS DIFERENTES PONTOS DE VISTA E PERSPECTIVAS DA ARENA: A “PLATÉIA”, QUEM ASSISTE; A “COXIA”, QUEM ESTÁ PRONTO E AGUARDA O SINAL PARA ENTRAR NA ARENA; O “PALCO”, QUEM ESTÁ NO ESPAÇO DE AÇÃO DA ARENA E PROCURA UMA SAÍDA.


DESFECHO ABARCANDO OS DESDOBRAMENTOS E SINGULARIDADES DO ENCONTRO, NUMA RODA COLETIVA DE PARTILHA.


 

Sobre sábado após 22h

CONVIVÊNCIA

Contato Improvisação

Considerada como parte da experiência de praticar o Contato-Improvisação, a convivência fora do chão de dança é um convite a quem se inscrever nas atividades do final de semana

 

Sobre domingo de 10h às 13h

com orientação de Marília Carneiro e presença de Cristiano Karnas


PRÁTICA DE INTEGRAÇÃO

Contato Improvisação

Junto com a turma 6 do Curso de Formação em Pesquisa em Contato-Improvisação da Mucíná - Aquela que Dança. É uma prática que culmina em novas danças, integrando as experiências vividas no dia anterior.

 

Sobre o Investigador Convidado


Contato Improvisação

Cristiano Karnas

Ator formado na EAD/ECA/USP. Bailarino com livre formação no Estúdio Nova Dança. Intérprete-criador da premiada Cia Nova Dança 4, desde 1997. Pratica Contato Improvisação (C.I.) desde 1996. É professor desta prática desde 1999. Sua principal mentora, professora e parceira é Isabel Tica Lemos, introdutora do C.I. no Brasil. Estudou e performou com Steve Paxton, idealizador e mentor do C.I. e também com Nancy Stark Smith e Lisa Nelson, parceiras de Steve na criação do C.I. e editoras da lendária revista Contact Quarterly. Estudou também com grandes expoentes contemporâneos da Improvisação, como: Karen Nelson, Katie Duck, David Zambrano, Howard Sonenklair, Anjelika Doniy, Joerg Hassmann, entre outres. Preparador corporal, diretor de movimento e coordenador de projetos de pesquisa em Improvisação, estudos do corpo e artes cênicas, já trabalhou com dezenas de grupos e artistas criadores ao longo de mais de duas décadas nestas funções. Coordenador das Jam Sessions do Estúdio Nova Dança entre 1999 e 2006. Já praticou diferentes tipos de artes marciais. Instrutor de Being Energy. Sua principal mestra e referência como improvisador, intérprete e performer é Cristiane Paoli Quito, diretora na Cia Nova Dança 4, parceira desde 1996, com quem também já estudou a máscara do Palhaço.


 

Sobre o PIC - Programa de Investigadores Convidados da

Formação em Pesquisa em Contato-Improvisação pela metodologia Marília Carneiro



Contato Improvisação

O curso de formação em CI da Mucíná, desde 2017 recebe investigadoras e investigadores convidados para compor com a programação do módulos da FASE 1. Entendendo a pesquisa em Contato-Improvisação como um campo de debate atravessado por uma pluralidade de abordagens, a Formação Contato tem no encontro entre elas um norte para o entendimento desse método de Improvisação de Dança.

O PIC reinicia com a volta das atividades presenciais em Campinas, pós isolamento social. A turma online da formação ainda não foi atravessada pelo PIC.


 

PARA QUEM

A programação é voltada a pessoas interessadas em Contato-Improvisação.

Todos os níveis de experiência são bem vindos, com ênfase em INICIANTES em Contato-Improvisação (até 3 anos de prática).

Pessoas de qualquer área de atuação profissional podem participar.

 

INVESTIMENTO FINANCEIRO

Preços - garantia da satisfação


** GRUPOS FINANCEIROS DIFERENCIADOS

  1. Grupo financeiro 1 - pessoas com vinculação trabalhista CLT, servidor público, autônomos que podem pagar o preço do grupo, assim como pessoas sustentadas por terceiros que se enquadrem nesse grupo

  2. Grupo financeiro 2 - autônomos em situação estável ou instável, que não conseguem, nesse momento, pagar o valor do grupo financeiro 1, assim como pessoas sustentadas por terceiros que se enquadrem nesse grupo

  3. Grupo financeiro 3 - autônomos em situação estável ou instável, que não conseguem, nesse momento, pagar o valor do grupo financeiro 2, assim como pessoas sustentadas por terceiros que se enquadrem nesse grupo

parcelamento no cartão em até 12x*

à vista grupo 1**

à vista grupo 2**

à vista grupo 3**

TUDO - workshop + arena + integração (15% desconto)

12x de R$37,23

R$306

R$267

R$234

Só o WORKSHOP no sábado de tarde

12x de R$39,30

R$170

R$153

R$136

Só a ARENA no sábado de noite

12x de R$6,21

R$60

R$44

R$35

Só a INTEGRAÇÃO no domingo

12x de R$13,45

R$130

R$117

R$104



 

LOCAL

Espaço Cultural Tugudum

Rua Maestro Francisco Manuel da Silva, 690

Santa Genebra - próximo a Barão Geraldo e ao Taquaral, atrás do Shopping Dom Pedro

MAPA - https://goo.gl/maps/ia9YbBCkUnXWEc1aA


ALIMENTAÇÃO

Indicamos que todos levem lanches leves para os momentos de pausa. Há uma padaria próxima.


VESTIMENTA

Indicamos o uso de roupas limpas exclusivamente para participar das atividades. Não venha vestido da rua com as roupas com as quais vai entrar no chão de dança. Há camarim e chuveiro no espaço. Indicamos que quem suar muito leve mais de uma roupa para trocar durante a atividade, especialmente a ARENA COMPARTILHADA no sábado de noite.

 

CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO

Emitido a quem participar da programação completa ou de forma avulsa no workshop de 4h sábado de tarde.








 

INSCREVA-SE

Lugares limitados porque há o tamanho do espaço e cuidados sanitários em consideração.

Entre em contato para fazer seu pagamento, preencher sua inscrição ou tirar suas dúvidas:

Whats: (19)991978308 ou E-mail: contato@mucina.com.br