RePedaCI
Reflexões PedagóGicas em Contact Improv
*desde 2017*
Curso Extensivo
Duração: 4 a 5 meses
Modalidade: presencial ou à distância
O Curso Extensivo RePedaCI tem duração de 16-20 semanas. Envolve o processo de 1. planejamento, 2. realização de uma oficina com um grupo e 3. reflexão em torno da prática pedagógica em Contato Improvisação, amparado por referência práticas e teóricas especializadas.
É um curso individual, pautado na relação dialógica entre a orientadora e a(o) orientanda(o) interessada(o) em formalizar (dar forma) a uma abordagem pedagógica a partir da reflexão em torno de sua prática.
É preciso que a pessoa tenha prática de CI acumulada como quem dança.
É preciso que seja montada uma turma de oficina para que a pessoa realize as atividades práticas que são a base para a reflexão pedagógica. Essa oficina tem duração de 10 semanas.
Os encontros de reflexão são semanais, sempre depois da última aula e antes da próxima da oficina.
Após cada aula da oficina é entregue para a orientadora um instrumento de diálogo, que será apresentado no primeiro encontro.
Cada encontro de reflexão e orientação dura cerca de 2h30. Pode ser online.
Inscrições em fluxo contínuo.
Agende a primeira conversa: contato@mucina.com.br
Depoimento
Lucas Rosseto, músico, pianista, compositor, educador e improvisador de sons e movimentos. Graduando em Piano Popular na UNICAMP.
"O curso RePedaCI - Reflexões Pedagógicas em Contato Improvisação - que fiz em 2017, foi extremamente significativo na minha formação como improvisador, como educador e como ser sensível e pensante. Foram reflexões que, além de me proporcionarem o conhecimento de camadas estruturantes do CI, tanto da forma dançada quanto do movimento artístico sob um prisma mais panorâmico, o que até então eu experimentava apenas num nível tácito, possibilitaram que eu empreendesse em outras atividades profissionais/pessoais os conceitos aprendidos ao longo desse curso. A qualidade da orientação e do processo pedagógico do curso, tecido impecavelmente pela profa. Marília Carneiro, são reflexos de seu zelo e da consistência de seu trabalho. O que mais me marcou nesse curso foi o caráter prático da aprendizagem: nós refletíamos e levantávamos materiais sobre minhas dúvidas concretas, vindas da prática de ensino com uma turma de iniciantes em CI. Recomendo fortemente a quem queira se aprofundar no corpo, na pedagogia, no Contato Improvisação, na história da arte, no processo grupal de ensino e aprendizagem, entre outras inúmeras pontes que se pode fazer entre esse trabalho e outras áreas do conhecimento".