Autocultivo

dança Contact Improvisation/Contato Improvisação

Potente sinergia com inúmeras abordagens terapêuticas e com todos os processos de desenvolvimento pessoal, transformação, ritos de passagem, busca de bases para aprimorar a relação com os outros e com as interferências do ambiente.

  • Você conhece o Contact Improvisation?

Contact Improvisation (CI) não é uma terapia. É um método para o estudo do movimento. A pergunta geradora do Contact é: "como sobreviver à queda?", oportunizando ao praticante significativas experiências a partir das estratégias físicas estudadas. Segundo Steve Paxton (1972), o criador do CI, "o medo não pode ser excluído".O Contact surge de uma síntese entre princípios da Yoga, da arte marcial japonesa Aikidô, e da dança moderna norte americana. Seu criador, hoje com 79 anos e em plena forma física, recentemente ganhou um importante prêmio na Bienal de Dança de Veneza em reconhecimento à originalidade de seu estudo do movimento, o Contact Improvisation.

  • Quem focaliza as sessões?

O CI chegou ao Brasil no final da década de 1980, tendo se consolidado em Campinas a partir de 2011, por meio do trabalho da profa. Marília Carneiro, idealizadora da Mucíná - Aquela que Dança, uma plataforma única de ensino e pesquisa especializada no Contact Improvisation.

 

Marília Carneiro é bailarina graduada na Escola Angel Vianna (RJ), mestre em Ciências da Saúde (Fiocruz), especialista em Saúde Coletiva e doutora em Educação (Unicamp), com 18 anos de experiência educadora e uma abordagem singular que tem o foco no praticante. É a responsável pelas sessões de autocultivo.

  • Como funciona na prática?

As sessões têm duração de 1h15. Podem ser individuais (one to one), em dupla (casais, amigos, conhecidos) ou com um pequeno grupo de interessados. Praticamos de pés descalços, com roupas que permitam a movimentação livre das articulações. Momentos de silêncio são intercalados com música ao vivo e repertório gravado.

 

  • Nas sessões abordamos aspectos puramente ligados à fisicalidade do movimento, aos saberes da improvisação, principalmente no que tange ao diferentes usos daatenção,concentração vibrante, intuição ativa, comunicação empática e jogabilidade.
     

  • Inúmeros insights vão surgir, sobre todas as facetas da vida, isso é certo! A prática do Contact abre caminhos e você aprofunda nas questões que lhe fizerem sentido, com um corpo mais inteligente, mais consciência de si, do outro e do espaço, e a intuição desperta para fazer suas escolhas.
     

  • Tratamos do movimento e os insights colhidos podem ser trabalhados por outros profissionais no âmbito terapêutico ou filosófico, se isso fizer sentido para você. Aqui nós vamos mover e improvisar!

  • Quais os benefícios?

  • Desbloqueio do ki (termo sem tradução, pensado como a energia vital segundo filosofias orientais)

  • Consciência de si, do outro e do espaço

  • Inteligência corporal

  • Ampliação da capacidade respiratória, de concentração e foco

  • Consciência sobre o uso da atenção

  • Ampliação de pontos de vista e de espaços internos

  • Insights sobre padrões de relação com outros e o ambiente

  • Desenvolvimento da escuta da intuição para fazer escolhas

  • Experiência da liberdade expressiva pelo movimento

  • Experiência de alteração da percepção do tempo e do espaço

  • Aumento da resistência física e da resiliência (capacidade de se recuperar ao sofrer pressão)

  • Ganho de repertório de movimento e mobilidade articular - você vai suar!

  • Qual o primeiro passo?

Entre em contato para agendar uma breve conversa pessoalmente:

  • Algumas palavras de quem está com a gente

"Um espaço para quem busca autoconhecimento e desenvolvimento da consciência corporal. A Marília possui grande sensibilidade para a análise e escuta do corpo de cada um, reconhece potencialidades e limites que são trabalhados de forma gradual, resultando em corpos mais vivos e vibrantes.

Um espaço de educação e diversão. É uma alegria fazer parte de um grupo de formação, recomendo 100%."

Carolina, psicoterapeuta com abordagem bioenergética.

"Todos os momentos que pratico Contato Improvisação no chão de dança da Mucíná constituem experiências únicas. Com o tempo de prática (desde 2014) percebi que Consciência corporal, Concentração, Comunicação, Presença e Diversão são de fundamental importância para meu crescimento pessoal e profissional. Além disso, uma vontade grande de buscar conhecimento e experimentar começou a surgir em mim, tanto no contexto da própria prática de Contato Improvisação quanto em outros tempo-espaço da minha rotina. Para essa percepção foi fundamental a metodologia específica utilizada pela Marília Carneiro, que orienta as atividades.

De início houve uma grande contribuição terapêutica para meu auto-conhecimento e auto-estima. Posteriormente, cresceu a curiosidade e vontade de obter maior bagagem técnica para aprimorar o corpo e assim poder aproveitar mais as danças, me divertir mais, explorar mais.

 

O contato com materias que Marília utiliza em sua metodologia, como os de Steve Paxton, Nancy Stark Smith, Ivaldo Bertazzo e Alito Alessi foi fundamental para esse meu aprimoramento.

Depois de dizer tudo isso, eu só poderia recomendar para qualquer pessoa que queira viver melhor, a experiência com a Muciná. Ainda mais, para quem quer aprofundar estudos e práticas no campo do corpo. Quero mais. Vamos dançar!"

Camila, estudante de Arquitetura e Urbanismo e praticante desde 2014.